VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Brasil condena invasão territorial e cobra pressa da OEA para solucionar impasse

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse hoje que o Brasil quer agilidade da OEA (Organização dos Estados Americanos) para solucionar o conflito entre o Equador e a Colômbia. Amorim participou hoje do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Rafael Correa (Equador), no Palácio do Planalto.

Segundo Amorim, a OEA deve se manifestar ainda hoje sobre o problema. Amorim defendeu que o caso seja resolvido por outras instâncias --como o Grupo do Rio, que deve se reunir ainda nesta semana na República Dominicana-- se a OEA não se manifestar hoje.

Jamil Bittar/Reuters

Rafael Correa se encontra com presidente Lula, no Planalto. Correa cobrou que OEA condene Colômbia por violação territorial
O ministro afirmou ainda que o Brasil condena qualquer tipo de violação territorial. "É algo que o Brasil não aceita [invasão territorial", afirmou Amorim. Segundo ele, Lula manifestou solidariedade ao Equador por ter seu território invadido pela Colômbia.

Para Amorim, a solução para a crise diplomática na região passa por garantias de dignidade ao Equador, que se sentiu "ofendido e vulnerável" com o ataque colombiano.



Apesar do clima de tensão entre Colômbia e Equador, Amorim disse que o Brasil acredita numa solução negociada para o impasse. "Eu vejo avanços. [...] Verifico que há desejo de se chegar a uma conclusão para o impasse. Há disposição de dialogar", afirmou o ministro.

Segundo ele, a própria visita de Correa ao Brasil é um sinal de busca de diálogo para solucionar a crise.

Amorim amenizou as críticas de Correa ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe --Correa disse ontem à noite que as mãos de Uribe estavam "manchadas de sangue". A Colômbia, por sua vez, alega possuir ao menos dois documentos com informações "reveladoras" que demonstrariam a existência de vínculos entre Equador, Venezuela e as Farc.

"É preciso separar um pouco as declarações que expressam sentimentos dos presidentes", disse Amorim hoje.

Amorim afirmou que Lula vem mantendo conversas tanto com Correa quanto com Uribe. Segundo ele, Uribe manifestou o interesse de vir ao Brasil para conversar com Lula sobre o conflito na região. Ainda não há data nem confirmação dessa visita.

Correa disse a Lula, segundo Amorim, que a solução para a crise deve garantir a dignidade do Equador que se sentiu ofendido e vulnerável com o ataque colombiano.

O conflito entre os dois países foi deflagrado pela invasão do território equatoriano por tropas colombianas. A invasão resultou na morte do porta-voz internacional e número dois das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes. O Equador reclama da invasão de seu território pela Colômbia. A Colômbia, por sua vez, acusa o governo do Equador de acobertar as Farc.


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

fonte: folha.uol

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
O que faz você feliz?

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog